7 Comentários

  1. GDlima

    Gostei do texto. O CFF cada vez mais dispõe de arsenal legal para ampliar os serviços de assistência à saúde nas farmácias.
    Tenho uma duvida: a Graduação em Farmácia, por si só, dá ao profissional farmacêutico moral técnica para aplicação de injetáveis ou o mesmo deverá fazer curso para habilitá-lo?

    Responder

    1. Olá! Considerando as legislações atuais, sim, a graduação é suficiente para o farmacêutico realizar o procedimento. Esta é a realidade atual brasileira. Em muitos países é obrigatória a realização de um curso para obtenção de uma certificação formal para este profissional fazer as injeções.
      Abraços,
      Beatriz Lott

      Responder
      1. Geziel Lima

        Obrigado pela atenção!
        Vi que a Lei 5991/73, em seu Art. 18, descreve “tecnico habilitado” como sujeito capaz de proceder com a aplicação de injetáveis em drogarias. Do mesmo modo, a RDC 44/09 descreve “profissional devidamente capacitado” para o procedimento supracitado.
        Nesse sentido, pode-se dizer que um estudante que fez 5 horas de curso prático de injetáveis está tecnicamente habilitado para aplicação?

        Responder

        1. Oi Geziel, para que possamos identificar quem pode fazer o procedimento devemos seguir esta caminho que você fez, ou seja, pesquisar a fundo cada legislação. O que citou é realmente o que elas colocam e nenhuma estabelece dados como carga horária, conteúdo e tipo de instituição para ministrar o curso. O que você deve considerar é o que a vigilância sanitária local exigir. Quanto à carga horária que você citou (5 horas), na minha opinião, ela não é suficiente para habilitar o profissional para assumir esta função. De qualquer forma, quem deverá definir e orientá-lo é a VISA local. Abraços, Beatriz Lott

          Responder
  2. Cissa

    Precisei tomar uma injeção de betametasona,na farmácia x tava 14.00 reais,na farmácia Y tava 29.00 perguntei o porquê da diferença,foi explicado q 15 reais e da taxa de aplicação.o injetável possuía seringa e agulha,concordo em cobrar uma taxa,mas 15 reais e extremamente abusivo! Agora entendo pq muitas pessoas optam em tomar medicação em unidades de saúde!tem q boicotar mesmo!

    Responder

    1. Oi Cissa, tudo bem? Eu penso (e acredito que você concorde) que, para sermos bem atendidos em qualquer estabelecimento, o mesmo deve fazer investimentos. Ter uma infraestrutura física adequada (ambiente limpo, uso de equipamentos de proteção individual, materiais descartáveis, etc), profissionais capacitados regularmente e outros aspectos geram um custo para a farmácia. Além disso, há o honorário do profissional. Assim como um nutricionista ou um médico, por exemplo, o farmacêutico presta serviços. A administração de um medicamento faz parte de um conjunto de serviços que este profissional pode oferecer à população. Pela minha experiência, as farmácias cobram valores bastante distintos para estes serviços. Creio que você encontrará opções com preços mais adequados à sua procura. Espero que sim! Também sugiro que informe (se não tiver feito) sua opinião (de que achou 15 reais abusivo) aos gestores desta farmácia. Ter esta informação vinda de uma cliente é fundamental! Abraços, Beatriz Lott

      Responder

Esse conteúdo foi válido? Deixe aqui seu comentário. Ele é sempre bem vindo!