9 Comentários

  1. Marcones Martins

    Valeu,atualização é sempre importante na nossa profissão.

    Responder
  2. PEDRO

    Apliquei o cipionato de testosterona (receitado pela minha medica endocrino) e saiu um pouco de sangue. Isso quer dizer que o medicamento não entrou no musculo? Tenho que aplicar de novo? Obrigado!

    Responder

    1. Oi Pedro! Não se preocupe. O sangramento é normal, acontece pois vasos sanguíneos foram lesionados quando a agulha atravessou tecidos. O medicamento foi administrado no músculo independente do fato de acontecer este sangramento. Abraços, Beatriz

      Responder
  3. Bruno

    Olá Beatriz apliquei no deltoide um medicamento de suspensão e por acaso não foi feito a aspiração se atingido algum vaso no deltoide qual a probabilidade de ser um vaso que crie uma complicação e como posso saber se isto aconteceu? Muito obrigado pelo site e seus canais de informações eles são cheios de conteúdos muito bons.

    Responder
  4. Fernanda

    No caso de aplicação de Benzetacil só tinha uma agulha.e se intopi pode usar a mesma agulha no outro glúteo?

    Responder

    1. Oi Fernanda, tudo bem? Neste caso, você terá que trocar a agulha e aplicar, de preferência em outro ponto ou em outro glúteo. Agulhas com maior calibre (como por exemplo, de 0,80), podem reduzir o risco deste entupimento. Abraços, Beatriz

      Responder
  5. Ana Carolina

    Olá Dr Beatriz trabalho na area de farmacia, recentemente apliquei uma injetável de anticoncepcional, e no momento que ia puxar o líquido na seringa, a ampola caiu e perdeu um pouco do líquido a paciente corre o risco de gravidez?

    Responder

    1. Ana, tudo bem? Deve-se garantir a aplicação da dose completa, no caso de um anticoncepcional, a dose de 1 mL. Se alguma quantidade foi perdida, não é possível garantir o efeito do medicamento. A paciente deve ser orientada sobre o risco e usar outro tipo de contracepção com método de barreira (sem hormônio) até a próxima dose. Numa situação como esta, não aplique. Abra uma nova ampola para garantir dose certa.
      Atenciosamente, Beatriz

      Responder

Esse conteúdo foi válido? Deixe aqui seu comentário. Ele é sempre bem vindo!